Nutrição

Na be-Slim elaboramos um plano alimentar para cada cliente que a vai ajudar a adquirir hábitos saudáveis! O engordar e emagrecer constantemente é prejudicial para a saúde, para além de baixar o metabolismo, fazendo com que seja cada vez mais difícil emagrecer.

  • Após uma consulta por telefone ou Skype, os nossos nutricionistas elaboram-lhe um Plano Alimentar Personalizado, que tem em conta as suas necessidades calóricas e nutricionais diárias, consoante sexo, idade, estilo de vida e gostos pessoais.
  • Este Plano Alimentar personalizado proporciona uma nutrição tão equilibrada que permite uma verdadeira reeducação alimentar, ou seja, emagrece de uma forma consistente na sua massa gorda, não voltando a engordar facilmente.*
  • Na be-Slim acreditamos que comer deve ser um prazer! Os nossos nutricionistas prepararam inúmeras saborosas receitas, mas calórica e nutricionalmente equilibradas, para fazer em família.

A obtenção de resultados varia de pessoa para pessoa e implica o cumprimento do programa estipulado

Questões Frequentes Nutrição

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Questões Frequentes Nutrição

Quero emagrecer. Como posso ter uma consulta com um dos vossos nutricionistas?

A consulta com um dos nutricionistas be-Slim é uma parte central de todos os nossos programas, tanto para quem quer emagrecer, como para quem nos procura com outro fim mais específico. O primeiro contacto com o nutricionista ocorre logo após o começo efetivo do seu programa para emagrecer, e poderá repetir-se várias vezes ao longo do processo. A consulta inicial irá decorrer através de uma chamada por Skype ou telefone, o que assim evita que faça deslocações desnecessárias às nossas instalações, e os contactos seguintes serão através da nossa plataforma na internet.

 

A consulta com o nutricionista é fundamental para emagrecer de forma saudável

 

O primeiro contacto de todos os nossos clientes, independentemente de nos procurarem para emagrecer, ou para qualquer outro dos nossos programas será com um dos nossos consultores especializados, via Skype ou telefone, dependendo se reside em Portugal ou fora. Neste primeiro contacto será aconselhado o plano que lhe permitirá atingir o seu objetivo de emagrecer, tendo em conta uma análise do seu perfil e do seu objetivo. A consulta com o nutricionista, também via Skype ou telefone, será agendada pelo nosso consultor, consoante a disponibilidade e a vontade do paciente.

 

A consulta com o nutricionista ocorrerá assim, num segundo momento. Esta consulta é fundamental para quem quer emagrecer, uma vez que, é neste momento de contacto que o nutricionista procederá a uma avaliação aprofundada de cada caso, de modo a traçar um Plano Alimentar personalizado, que permita emagrecer de forma saudável. Ao ter um Plano Alimentar à sua medida, poderá emagrecer sem deixar de comer o que mais gosta, ao mesmo tempo que passa a alimentar-se de forma saudável e adequada às suas necessidades energéticas diárias.

 

O acompanhamento de um nutricionista e a vontade de emagrecer

 

Após a consulta inicial com um dos nossos nutricionistas, vai manter-se em contacto com este diariamente através do diário alimentar. Através de correções e aconselhamento diário, vai poder emagrecer de forma saudável e acompanhada ao longo de todo o processo.

Quando deixo o chocolate fico ansiosa e depressiva. Como emagrecer?

Não são raros os casos de pessoas que querem emagrecer, mas que apresentam sinais de ansiedade, por terem de deixar de comer chocolate e outros doces, que além de saciedade trazem prazer e conforto.

 

No entanto o objetivo de emagrecer pode não ser prejudicado pela ingestão de chocolate, desde que o mesmo seja inserido num regime alimentar equilibrado. Este tipo de alimentação permite que todos os alimentos sejam consumidos, desde que, com a devida moderação e obedecendo a um conjunto de premissas centrais.

 

Emagrecer sem deixar de comer chocolate

 

É importante esclarecer que quanto maior for o grau de pureza de um chocolate (quanto maior for o seu índice de cacau), menos nocivo este será para quem quer emagrecer. Este facto deve-se simplesmente a que, quanto mais puro um chocolate for, menos leite, açúcar e outros componentes serão adicionados À sua composição. Assim, deve preferir o chocolate preto, ao chocolate de leite e ao chocolate branco.

 

O chocolate é um alimento rico em flavonoides e em antioxidantes, bem como um fator essencial para aumentar a produção de serotonina: uma hormona responsável pelo estado de humor.

 

A chave para continuar a comer chocolate, sem prejudicar a vontade de emagrecer, é fazer um consumo moderado e dar prioridade ao chocolate negro. Para garantir que este consumo é saudável e que não vai prejudicar o seu objetivo, deve seguir um Plano Alimentar criado por um nutricionista.

 

Diga adeus à ansiedade e continue a emagrecer

 

Ao seguir um Plano Alimentar Personalizado, criado pelo seu nutricionista, não terá que deixar de comer chocolate nem outros doces, para emagrecer, evitando assim possíveis sinais de ansiedade. Estes planos incluem todos os grupos alimentares e têm em conta as necessidades energéticas de cada um, bem como as suas preferências alimentares e os seus objetivos.

 

Ao seguir um Plano Alimentar Personalizado estará a emagrecer de forma saudável, dando ao seu organismo todos os nutrientes que este necessita para funcionar corretamente.

Como emagrecer com prisão de ventre se tenho de a ingerir cereais?

Ao escolher emagrecer com a be-Slim, poderá perder peso, sem com isso deixar de cuidar da sua saúde intestinal. Uma das principais vantagens de escolher o nosso método para emagrecer, prende-se com o elevado nível de personalização que é colocado na construção de cada plano de emagrecimento. Essa personalização reflete-se no facto de ser desenhado um Plano Alimentar Personalizado, à medida das necessidades específicas de cada caso, bem como dos seus objetivos e limitações. Assim sendo, ao emagrecer na be-Slim terá um plano alimentar adequado à sua saúde intestinal, que lhe vai permitir perder peso, ao mesmo tempo que cuida do seu problema de prisão de ventre.

 

É possível emagrecer, mesmo sofrendo de prisão de ventre

 

A prisão de ventre é um problema muito comum, que se define como sendo a dificuldade em evacuar, pelo menos, três vezes por semana. As principais causas para o problema são:

 

  • Alimentação pobre em fibras;
  • Nível de atividade física insuficiente;
  • Ingestão insuficiente de água;
  • Não evacuar assim que sente necessidade.

 

Existem outras causas possíveis para este problema, que por vezes dificulta a tarefa de quem quer emagrecer, tais como o stress e diferentes condições de saúde.

 

No entanto, ao contrário do que se pensa, é possível emagrecer e combater o problema da prisão de ventre. Para isso basta que, no plano de emagrecimento sejam acautelados os fatores supracitados.

 

Na be-Slim pode emagrecer ao mesmo tempo que corrige o seu problema de prisão de ventre

 

O Plano Alimentar Personalizado criado por um dos nossos nutricionistas, irá permitir que cumpra a sua vontade de emagrecer e que combata o problema da prisão de ventre. Para isso o plano irá promover o consumo de alimentos benéficos à sua saúde intestinal, tais como, legumes e até cereais ricos em fibra (não açucarados).

 

A inclusão destes alimentos, em conjunto com a alteração dos comportamentos que podem estar na base do problema de prisão de ventre, farão com que perca peso de forma saudável, sem nunca prejudicar a sua saúde.

Qual é a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Existem inúmeras diferenças entre dieta e reeducação alimentar, embora ambos os conceitos estejam profundamente associados à perda de peso e a uma exponencial melhoria da sensação de bem-estar e saúde de cada um. No entanto, as semelhanças entre os dois conceitos acabam aí.

 

A dieta está associada a um período temporal definido, no qual altera a sua alimentação, com vista a um ou mais de diversos objetivos, tais como: diminuição do colesterol, redução de peso, emagrecimento e outros mais. Já os processos de reeducação alimentar estão associados, à aquisição de novos hábitos alimentares, numa perspetiva de longo prazo.

 

Dieta: Uma solução temporária

 

Por dieta deve entender-se a criação de restrições alimentares temporárias, com vista a alcançar um determinado objetivo. No que ao emagrecimento diz respeito, existem diversas dietas no mercado, que prometem resultados rápidos e miraculosos, sem qualquer esforço. No entanto, seguir uma dieta restritiva tem os seguintes perigos:

 

  • Curta duração dos resultados: As dietas são soluções temporárias, o que leva a que também os seus resultados o sejam. Não existindo alterações profundas nos hábitos alimentares, ao abandonar a dieta, rapidamente voltará ao ponto de partida.
  • Mau funcionamento do organismo: O organismo necessita de nutrientes essenciais, nas quantidades adequadas, para funcionar corretamente. Ao seguir uma dieta que não seja criada e adequada por um nutricionista, às suas necessidades específicas, poderá expor-se a diversas condições de saúde.

 

Reeducação Alimentar: mais do que uma dieta, um processo de aprendizagem

 

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem, que visa dotar cada um de maiores e melhores conhecimentos, relacionados com os mais diversos aspetos da alimentação, com vista à aquisição de um estilo de vida mais saudável. Ao aprender mais acerca da alimentação irá, por exemplo, passar a fazer escolhas mais saudáveis sempre que comprar um alimentos, visto que passa a conhecer melhor as suas propriedades e o impacto que a sua ingestão tem para a saúde. Irá aprender as diferenças existentes entre os diferentes tipos de confeção, bem como a sua importância no resultado final de uma refeição.

 

Ao contrário do que acontece ao seguir uma dieta, quando se compromete com um processo de reeducação alimentar, é provável que os resultados obtidos se mantenham a longo prazo, uma vez que o enfoque é na mudança comportamental, e não em restrições alimentares temporárias.

Que bebida complementa a alimentação saudável e não prejudica o emagrecimento?

A melhor bebida para acompanhar a sua vida, e não apenas quando quer emagrecer, é a água. A água é essencial para o bom funcionamento do organismo e representa um valor entre 60 a 75% do total do nosso peso corporal. Sem calorias e com diversas propriedades, esta é assim a bebida que todos devem privilegiar, e não apenas aqueles que querem emagrecer.

 

As propriedades da água e como esta ajuda a emagrecer

 

A água tem três funções essenciais, que contribuem decisivamente para o bom funcionamento do nosso organismo, e que devem ser tidas em especial conta por quem procura emagrecer:

 

  • Transporte: A água é responsável pelo transporte dos diferentes nutrientes para as células, e é também responsável pelo transporte de toxinas para o exterior do corpo, através da urina;
  • Solvente: É através da água que se dão diferentes reações químicas;
  • Regulação de Temperatura: A água é fundamental para que o corpo compense quaisquer oscilações de temperatura. Esta função pode ser visível através da sudação.

 

Quem procura emagrecer deve ter o cuidado de ingerir quantidades adequadas de água, de forma a manter as três funções acima descritas, bem como a hidratação dos diferentes tecidos.

 

Não existe um valor tabelado para a quantidade de água que cada indivíduo deve ingerir, no entanto é recomendável que, diariamente, ingira entre 1,5 e 3 litros de água. No entanto esta quantidade deverá ser sempre adaptadas às necessidades individuais de cada um. Quem procura emagrecer, e com isso aumenta o seu nível de atividade física, terá que aumentar o seu consumo, de modo a compensar a água perdida através da transpiração.

 

Porque escolher a água quando se quer emagrecer

 

A água é a melhor bebida para acompanhar quem quer emagrecer, por tudo o que acima foi enunciado e porque não fornece qualquer caloria, ao contrário de outras bebidas, inclusive os sumos naturais de fruta, que possuem açúcar proveniente da fruta e que pode prejudicar a capacidade para emagrecer.

 

Caso tenha dificuldade em ingerir água de forma isolada, pode acrescentar uma rodela de limão, ou fazer a sua ingestão através de chás ou infusões, como por exemplo o chá verde ou de gengibre, que possuem propriedades termogénicas.

Porque é importante a ajuda do nutricionista num programa de emagrecimento?

A ajuda e o acompanhamento de um nutricionista são fundamentais durante um programa de emagrecimento, porque são os únicos técnicos especializados em nutrição e por isso, os únicos capazes de traçar planos alimentares adequados às necessidades especificas de cada um.

 

Ao seguir um programa de emagrecimento, com o acompanhamento do seu nutricionista, terá a certeza que se está a alimentar da forma correta, par assim conseguir emagrecer de forma saudável.

 

Os planos alimentares personalizados e um programa de emagrecimento

 

Seguir um programa de emagrecimento, devidamente apoiado num plano alimentar traçado por um nutricionista, é a forma mais saudável de emagrecer e de obter resultados duradouros. Ao invés, seguir dietas pode até ter os resultados de emagrecimento que procura, mas poderá colocar em risco a sua saúde e o seu bem-estar. Dietas são soluções temporárias, com vista a atingir um determinado objetivo, mas podem acarretar os seguintes riscos:

 

  • Recuperar o peso perdido rapidamente: Quem prefere uma dieta a um programa de emagrecimento, corre o risco de voltar a ganhar todo o peso perdido, assim que deixar de seguir o regime imposto.
  • Provocar problemas de saúde: Ao proibirem ou promoverem a ingestão exclusiva de determinados grupos alimentares ou nutricionais, seguir uma dieta, ao invés de um programa de emagrecimento pode acarretar sérios riscos para a saúde. Estes riscos decorrem do facto de o organismo precisar de diversos nutrientes para funcionar corretamente.

 

Procure o aconselhamento de um nutricionista antes de iniciar um programa de emagrecimento

 

Atualmente existem no mercado várias opções, à disposição de quem quer perder peso. No entanto, é essencial que, antes de escolher um determinado programa de emagrecimento, procure aconselhar-se junto de um nutricionista ou escolher um plano que tenha o acompanhamento de um destes profissionais. Só assim poderá ter a certeza que estará a emagrecer de forma saudável.

O que é uma alimentação equilibrada e como me vai ajudar a perder peso?

Uma alimentação equilibrada e adequada a cada caso, é fundamental para quem quer perder peso. Ao contrário do que se possa pensar, seguir este tipo de alimentação, não implica que quem quer perder peso, deixe de fazer refeições saborosas e de ter prazer em cada refeição.

 

Uma alimentação equilibrada, deve ter espaço para todos os grupos alimentares que devem respeitar uma regra de proporções, especialmente se quiser perder peso:

 

Estas proporções devem ser respeitadas ao longo do dia, no qual não deve limitar-se a fazer três refeições, para nunca atravessar grandes períodos de jejum. Fazer diversas refeições ao longo do dia é fundamental para quem procura perder peso, uma vez que, assim mantém o ritmo metabólico constante e que nunca fica com demasiada fome.

 

Perder peso não implica comer apenas cozidos e grelhados

 

Contrariamente ao pensamento de uma parte significativa da população, para perder peso, não terá que limitar a sua alimentação a cozidos e grelhados, nem a fruta e legumes. Num regime alimentar equilibrado, não existem restrições de grupos alimentares. Deve ingerir todo o tipo de alimentos e variar os métodos de confecção devendo evitar os fritos e guisados com muita gordura, mas poderá fazer estufados, assados e manter todo o sabor da refeição. No entanto, é fundamental que aprenda que a forma como confeciona os alimentos, bem como os alimentos a que dá preferência, podem influenciar de sobremaneira a sua vontade de perder peso.

 

Procure ajuda para perder peso através de uma alimentação equilibrada

 

Caso procure perder peso de forma saudável, seguir uma alimentação equilibrada e adequada às suas necessidades é essencial! Para ajudar neste desafio, é fundamental consultar um nutricionista: profissionais especializados em nutrição, os únicos com o conhecimento necessário para criarem um plano alimentar, que lhe permita perder peso, de forma segura e saudável.

Como é que o tipo de alimentação condiciona um programa de emagrecimento?

A alimentação praticada é fundamental para o resultado final de um programa de emagrecimento, na medida em que é através da alimentação que damos ao nosso corpo, a energia e os nutrientes que este precisa para funcionar corretamente.

 

De uma forma simples, só é possível ter sucesso num programa de emagrecimento, quando o balanço energético regista valores negativos, ou seja, quando a energia consumida pelo organismo é superior à energia que é ingerida através da alimentação.

 

Principais áreas comportamentais a alterar, para ter sucesso num programa de emagrecimento

 

  • Alimentação: Caso deseje perder peso somente com recurso a alterações alimentares, é fundamental adotar um Plano Alimentar Personalizado, que tenha em conta as suas necessidades energéticas diárias, as suas preferências alimentares e os seus objetivos.
  • Atividade física: Aumentar o nível de atividade física, quando tal é possível, é uma forma eficaz de emagrecer, uma vez que aumenta o consumo de energia do seu organismo.

 

É sempre desejável que o emagrecimento seja alcançado com mudanças nestas duas vertentes. No entanto existem diversos casos em que é impossível aumentar o nível de atividade física, devido a diferentes condições de saúde.

 

Que tipo de alimentação deve ser praticada por quem segue um programa de emagrecimento?

 

Para que o programa de emagrecimento seja concluído, com sucesso, é fundamental seguir um plano alimentar personalizado, criado pelo seu nutricionista. Este plano alimentar vai incluir todos os grupos alimentares e nutrientes, essenciais ao correto funcionamento do seu organismo. Ainda que nestes planos seja dada prioridade a um conjunto de alimentos em detrimento de outros, por serem mais saudáveis, continuará a existir “espaço” para os seus alimentos e bebidas preferidos, que deverão ser ingeridos de forma bastante moderada.

 

Assim, seguir uma alimentação saudável, durante um programa de emagrecimento, não implica deixar de comer o que mais gosta. Implica, isso sim, mudar os seus comportamentos alimentares, com vista a uma vida mais saudável, longe dos problemas de excesso de peso.

Como distinguir produtos saudáveis de não-saudáveis num plano de emagrecimento?

Aprender a distinguir quais os produtos mais saudáveis, é fundamental para obter sucesso num plano de emagrecimento. Para isso terá, que aumentar os seus conhecimentos acerca da composição e das propriedades dos alimentos, o que só é possível através de um processo de reeducação alimentar.

 

A reeducação alimentar é um dos passos essenciais para alguém que queira seguir um plano de emagrecimento be-Slim, uma vez que a aprendizagem e as mudanças comportamentais, são uma garantia para quem procura resultados duradouros.

 

A importância da composição dos alimentos num plano de emagrecimento

 

Durante um plano de emagrecimento é especialmente importante ter atenção à composição dos alimentos, para assim ser capaz de distinguir quais os produtos mais saudáveis a incluir nas refeições, nos diferentes momentos dos dia.

 

Para isso deverá aprender mais sobre os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do seu corpo, bem como as funções específicas de cada um. Só assim poderá aprender a distinguir produtos saudáveis de produtos não-saudáveis, durante um plano de emagrecimento. Através do processo de reeducação alimentar deixará de ter as seguintes dúvidas:

 

  • Devo preferir carne branca ou carne vermelha: Existem grandes diferenças entre estes dois tipos de carne, e é fundamental conhecer todas, para saber qual a opção mais recomendável para ter sucesso no seu plano de emagrecimento;
  • Todos os açúcares são nocivos para um plano de emagrecimento: Existem diferentes tipos de açúcar que podem ser obtidos através da alimentação, sendo que todos têm propriedades diferentes. Aprender qual ou quais os tipos de açúcar que deve privilegiar na sua alimentação, pode ser fundamental para quem procura emagrecer.

 

Como fazer a distinção entre produtos e beneficiar o plano de emagrecimento?

 

Para fazer a distinção de alimentos poderá, além de aprender mais sobre alimentação, fazer uma análise dos rótulos de cada produto. A legislação obriga a que a informação nutricional esteja presente nas embalagens, permitindo assim que, em caso de dúvida, faça escolhas mais informadas e benéficas para o normal decorrer do seu plano de emagrecimento.

Como criar um plano alimentar sem ter de cozinhar vários pratos para a família?

Para começar esta explicação é fundamental esclarecer que, seguir um plano alimentar personalizado, criado por um nutricionista be-Slim, não significa fazer uma dieta restrita.Ao seguir um plano alimentar personalizado be-Slim, estará não só a fazer uma alimentação equilibrada, rica e saudável, como também estará a aprender novos comportamentos alimentares, que irão perdurar no tempo.

 

Assim, ao seguir um plano alimentar, não estará a obrigar a sua família a fazer dieta, mas sim, a proporcionar-lhe uma alimentação mais saudável e equilibrada, que trará benefícios a todos, tanto a curto como a longo prazo. A aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis, é fundamental para diversos problemas de saúde.

 

A vantagem de não fazer dieta

 

Ao seguir um plano alimentar criado por um nutricionista be-Slim, não seguindo uma qualquer outra dieta existente no mercado, irá passar a fazer uma alimentação rica, saudável e equilibrada. Este tipo de alimentação, ainda que tenha sido criado à medida das suas necessidades energéticas, preferências alimentares e tudo mais, será benéfico para todos os elementos de qualquer família:

 

  • Os mais novos começam desde cedo a adquirir comportamentos alimentares mais saudáveis, o que poderá ser importante para, no futuro prevenir a ocorrência de problemas de saúde relacionados com uma alimentação desequilibrada.
  • Os mais velhos substituem os velhos hábitos alimentares, que muitas vezes estão na base de diversos problemas de saúde, por novos comportamentos e hábitos mais saudáveis.

 

Basta cozinhar um prato para toda a família

 

A refeição saudável que fizer para si, vai ser saudável para toda a família. Ao seguir um plano alimentar ao invés de uma dieta, não precisará de ter trabalho acrescido, a preparar refeições diferentes para o resto da família.

 

Ao preferir uma reeducação alimentar a uma dieta temporária, irá obter os resultados que pretende (independentemente da sua ordem) e a longo prazo.

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